terça-feira, 13 de maio de 2008

Tem coisa mais fofa?

Papai coruja


Olha a cara dele de cansado! Mas vale a pena, a felicidade vem em dobro!

Primeiro Dia das Mães

Nossa! Nunca recebi tantas ligações, e nem era meu aniversário! Agradeço os telefonemas e recados. Minhas filhas e marido me deram uma linda cesta de café da manhã...

Para homenagear as mães vou postar um texto que escrevi para a minha mãe há pouco tempo atrás, quando comecei a me aventurar pelos caminhos da prosa. Feliz Dia das Mães!

“Há que usar muitas palavras para cantar a mulher da minha vida. Palavras das mais castas, santas, brancas, calmas e leves, e até das vis, pois trata-se de pessoa humana. Há que segui-las de adjetivos para que caminhem corretamente adornadas, do contrário seria pouco para falar daquela que me marcou como quem marca gado: a ferro e fogo. De início dói,mas agora permanece - sabor de eternidade - feito tatuagem que enfeita e veste, e dá o tom de quem a gente é. Palavras são poucas. Há que usar das mais belas e quentes e frias e tácitas metáforas, assim como é próprio dos poetas que cantam suas amadas. Há que usar rimas, das pobres, das ricas e das medianas, sem discriminação de classe. Afinal, para cantar uma mulher faz-se preciso tanto as flores quanto os diamantes. Palavras, há que casá-las muito bem a fim de construir imagens, ofício da (boa) poesia. Que ao ler a mulher amada tenha um filme à sua frente, claro e sutil, telas de grandes artistas animando-se a cada linha. Mas por mais que as palavras se façam solenes neste momento, há que tocar àquela que me emprestou seu seio e me entregou seu corpo. Tem de haver um beijo, um enlace. E, por fim, há que dizer: “ainda que o tempo passe, ainda que sua pele perca o viço, ainda que o seu corpo feneça, ainda assim te amarei, cada vez mais”. Há que reproduzir o momento em que ela me viu pela primeira vez e, desamparado, ela me aninhou em seu colo e deixou rolar a primogênita das muitas lágrimas que ainda estavam por vir.”

Comentário que mereceu página principal (Belas palavras!)

O nosso amigo João Ximenes deixou um comentário tão bonito que merece aparecer mais:

Abençoa-te para sempre, na eternidade, a chegada das meninas que vão trazer literatura e poesia, e dentro de cada uma delas ainda está escondida a palavra que o mundo um dia mudará. O vócabulo que eu não sei. Só esperando para ver Laís e Ísis nos contarem suas primeiras palavras. Haja leitores no mundo para isso! Vendo as fotos agora eu sinto que os anjos não vêm do céu, eles vêm das mães que cuidam como deusas de seus próprios filhos. Benditas sejas tu! Tão nova e tão cheia de vida, és generosa como sempre. De tanto amor e vida que reuniu para si, um dia você juntou-se a ele e resolveu colocar parte de si mesma para o mundo. E o mais incrível, é que assim como o milagre "dos cinco pães e dois peixinhos, cinco mil alimentou", você disseminou duas lindas totalidades da vida para alimentar um coração inteiro.