domingo, 4 de dezembro de 2016

Como fazer com que seu filho tenha interesse pela leitura?



Estávamos assistindo ao programa do Silvio  Santos  e ele disse, depois de ouvir o nome de uma participante - Poliana - que a próxima novela que sua mulher estava escrevendo chamava-se Poliana. Aproveitei a deixa e contei a minha história com este livro, que tinha dois volumes, que li mais ou menos na idade delas, e coisa e tal. Laís foi logo pesquisar na internet  e naquela semana chegou da escola com o  livro na mão.  Confesso que fiquei triste no início, pois reparei que se tratava de uma adaptação, uma versão  resumida. Depois de algumas tentativas frustradas de encontrar o original, o livro ficou quieto na estante. Esperando seu tempo. Não foi entregue  no prazo. A pedido da Ísis  comecei a leitura em voz alta todas as noites e algumas tardes no fim de semana. Laís não costuma ouvir as leituras noturnas pois cedinho adormece. Foi acompanhando sozinha mesmo, procurando seguir nosso ritmo. Eu me empenhei em fazer as vozes  e por vezes fiquei até mais envolvida que elas. Aos quarenta anos reler um livro de infância é um caso sério. .. de paixão revisitada.. rs. O livro chegava ao fim quando a Ísis gritou: "Não lê mais não!  Deixa pra amanhã! Não quero que acabe! " Deixei para terminar no dia seguinte mas ela repetiu o discurso.  Virei de  lado pra ler silenciosamente mas ela não deixava, queria puxar o livro da minha mão! Eu insisti: "Quero ler, estou  muito curiosaaaaa!!!” Ísis acabou cedendo em escutar o final da história. Meu argumento foi a promessa de conseguirmos o livro "Poliana moça" para continuar. Nesse meio tempo professora escreveu bilhetes,  reclamou do atraso na entrega... Mas não devia nem imaginar o que se passava por aqui. A mãe voltando  ao passado, as meninas se encantando com a trama... Quem diria: tudo começou assistindo a um programa odiado  pelos intelectuais e ainda por cima na TV aberta.  Imagine quando começar esta novela, quantas crianças vão querer ler o livro... Dica para mamães, papais e professores: se querem que seu filho ou aluno leia, façam propaganda dos livros que vocês  leram  na infância. Já diz o ditado: "A propaganda é alma do negócio".

Nenhum comentário: