sábado, 5 de novembro de 2016

Dica de livro ( by Andreia Marques)

Quanta tristeza deve existir no canto de um passarinho preso em uma gaiola? Claro que não podemos mensurar, mas se fôssemos capazes de decifrar sua linguagem, certamente entenderíamos que seu canto é uma forma de lamento, de súplica por liberdade. É e justamente sobre esse tema que aborda o livro Viveiro de Pássaros, de Braguinha (Editora Rocco). Na história, Seu Manduca e seu filho Pinduca possuíam um grande viveiro. Lá existiam vários tipos de passarinhos, que cantavam uma sinfonia triste, peculiar dos animais que foram feitos para voar e não para serem mantidos num espaço minúsculo. Assim viviam todos os dias até que, em determinado momento, chega neste viveiro um ilustre pica-pau-de-penacho. Esperto como ninguém, ele decide que não ficará ali por muito tempo e trama um plano para escapar daquele cativeiro. E será que ele conseguiu?

As ilustrações são graciosas. Tatiana Paiva utilizou recortes de papel, retalhos de tecido, bordados, pinturas e texturas para compor o visual da história. O resultado final foi bem criativo, colorido, maravilhoso mesmo.

Sobre o autor:
Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha ou João de Barro, nasceu no Rio de Janeiro em 1907. Morreu em 2006. Era compositor, roteirista, assistente de direção e dublagem.
  
Sobre a ilustradora:
A ilustradora Tatiana Paiva nasceu em São Paulo em 1977. Seu trabalho está disponível no site http://www.tatipaiva.com.br/

Andreia Marques é escritora e designer.
http://www.andreiamarques.com.br/