sexta-feira, 11 de novembro de 2016

10 frases que mais escutei depois que fui mãe (parte 2)

6. Ainda não anda? O meu com 9 meses já corria!
Por causa deste tipo de comentário eu vivia estressada. Consultei neuros, psicólogos, outros pediatras, pois elas demoraram a fazer tudo. Naquele livro onde se registram as vacinas, a cartilha de saúde da criança, tem um guia do que a criança deve ser capaz de fazer a cada período do desenvolvimento, e definitivamente elas não obedeceram aos parâmetros. Não sentaram aos seis meses, não engatinharam aos oito meses, não andaram com um ano. Minha mãe sempre dizia que eu, na minha festa de um ano, corria! Os médicos, no entanto, achavam que eu estava louca, tudo normal, talvez um tempo maior por conta da prematuridade. Na fala foi pior, eu fiquei muito neurótica! Mas este assunto merece outro texto, foi uma verdadeira novela!


7.Elas não podem estudar na mesma sala de aula. Não é bom!
Se vocês forem pesquisar, com certeza vão encontrar inúmeros profissionais (professores, pedagogos, psicólogos) defendendo a separação dos gêmeos na escola. Eu sou pedagoga também mas não acho que deve ser assim, a ferro e fogo. Numa das escolas em que trabalhei decidimos separar duas gêmeas e uma delas passou praticamente todo o primeiro período do ano letivo chorando. Para a irmã, foi super  tranquilo. Rola uma dependência mesmo(normalmente de uma das partes), mas, na minha opinião, este laço tem que ser cortado devagar, respeitando o tempo de cada um. Ou pode só acontecer bem mais tarde, o que é que tem? Sem neuras.

8. Quem é a mais bagunceira?
Essa frase eu escuto até hoje. É desculpa para puxar assunto, porque a resposta está sempre na cara. A Ísis sempre chega mexendo nas coisas, fazendo perguntas inconvenientes, querendo saber de tudo. Ela já derrubou uma bandeja inteira de salgados numa festa e já esticou os dois pés (com sapato e tudo) no sofá da casa de uma pessoa que eu nem tinha intimidade. Já nasceu estripulimaníaca. A Laís se contenta em morrer de vergonha. Quando saio só com ela nem parece que estou com criança. Ela que toma conta de mim.



9. Estão doentes de novo? Depois dos 7 anos essa fase passa!
       Essa frase eu demorei  para deixar de escutar. Elas têm asma e quando menores, ficavam internadas com frequência, principalmente a Laís que tinha a imunidade muito baixa. O que as pessoas não entendem é que a asma não se cura com xaropes caseiros. É uma doença crônica que exige tratamento contínuo, assim como a diabetes e a hipertensão. Demoramos mas conseguimos encontrar médicas maravilhosas que acompanham até hoje nossas pequenas. Até hoje gastamos uma fortuna nas medicações de controle, mas crises, nunca mais! Muita oração também é importante, eu digo sempre que a saúde delas foi graça alcançada numa Novena a Nossa Senhora das Graças.

10. Que lindas!
Esta também, escuto até hoje, principalmente pelo Facebook. Mas logo no início, quando ainda eram bebezinhas, entramos em um elevador junto com uma atriz famosa e ninguém ligou para ela, só ficaram paparicando minhas meninas. Até a tal celebridade não resistiu e babou ovo das duas! O que fazer , são realmente lindas: espontâneas, graciosas... Mamãe baba!


Nenhum comentário: