quinta-feira, 10 de novembro de 2016

10 frases que mais escutei depois que fui mãe (parte1)

1. Elas são gêmeas? Não parece.
A maioria da população acha que gêmeos são sempre iguais. Quando bebês era mais fácil perceber, eu procurava vestir igual pra deixar bem CLARO que Se tratava de gêmeas. Mas depois as pessoas começaram a me perguntar a idade. “Quantos anos ela tem? E essa?” Diante da mesma resposta chegavam à conclusão. Quando eu estava sem paciência, sorria pra mim eu já dizia logo: “ São gêmeas”, e evitava as duas perguntas. Mas não me livrava das próximas ...



2. Essa aqui é a sua cara! A outra é a cara do pai!
Realmente uma é a minha cara e a outra é a cara do pai, mas como meu marido é negro e minha filha mais clarinha, nunca ninguém acertava a tal parecença, focavam muito mais na cor do que nos traços. A mais morena tinha que parecer com o pai, mesmo que minhas fotos de criança fossem exatamente a cópia dela. Algumas vezes eu nem discutia, deixava pra lá...


3. Você teve parto normal? Como assim?
Há uma cultura na sociedade brasileira de que gêmeos só podem nascer de parto cesárea, com risco de sofrimento do segundo que vem ao mundo. Minha médica ficou uma fera quando eu disse que queria tentar parto normal, e no dia em que minha bolsa estourou (com 31 semanas) ela resolveu me deixar de castigo e só apareceu quando o trabalho de parto já estava bem avançado. Mandou preparar o centro cirúrgico e depois desistiu, já estava coroando.  Quem me salvou foi minha doula, Tania Pimentel, que me orientou por telefone, relembrando as estratégias para diminuir a dor enquanto a doutora não chegava.  A tal médica fez questão de proibir a presença dela na sala do parto. Nem meu marido ela deixou entrar. Depois me arrependi  de não ter seguido os conselhos da Tania e mudar de médico. Na minha cabeça trocar no meio da gestação estava fora de cogitação, prejudicaria o acompanhamento do processo. Realmente minha segunda filha entrou em sofrimento, mas por negligência da médica, não por ter vindo ao mundo por parto normal. Eu recomendo escolher bem o médico e procurar uma integração entre ele e a sua doula, mas parto normal é perfeitamente possível, mesmo para quem vai dar à luz a gêmeos.


4. Meu sonho sempre foi ter gêmeos!
Imagine o que é ouvir isso quando você está toda estropiada, descabelada, pálida, sem dormir há meses, sem tempo nem para tomar banho ou comer direito... Nessas horas eu só pensava que a pessoa devia estar louca, ou então tinha dinheiro para pagar quatro babás... A primeira noite que eu dormi inteira elas já tinham três anos! Eu vivia irritada, tive um início de depressão... A natureza é sábia, a mulher foi feita para carregar apenas um bebê de cada vez.

5. Já sei! Você fez tratamento pra engravidar, né?

Quem me conhece bem não fez essa pergunta, claro, pois sabe que tenho quatro irmãos adotivos e seria muito mais natural para mim adotar (na impossibilidade de engravidar naturalmente)do que fazer uma fertilização. Não tenho nada contra quem faz, mas me assusta a falta de controle sobre os embriões fecundados, não sou a favor do descarte e congelar todo mundo sabe que é muito caro. Mas a maioria das pessoas custava muito a acreditar que engravidei naturalmente. Por que eu mentiria? Quando me questionavam  eu sempre contava a história da minha bisavó, que engravidou quatro vezes de gêmeos, o que me deixava muito propensa a gravidez gemelar. Naquela época não havia muitos recursos e só Tereza e Teresinha sobreviveram, os bebês  das gestações anteriores não resistiram.  O engraçado é que só me contaram das quatro barrigas quando eu já estava grávida e sabia que eram duas...

Nenhum comentário: